Imagem capa - Planejar o Casamento - Tarefa fácil? por MARCELO CECCON
Planejamento de Casamento

Planejar o Casamento - Tarefa fácil?

Planejar o Casamento - Tarefa fácil?


Planejar o próprio casamento não é uma tarefa fácil, ela é bem complexa.

Realizar o sonho do casamento mobiliza mais de um milhão de brasileiros a cada ano, além de quase cinco mil uniões de pessoas do mesmo sexo. Trata-se de uma tarefa árdua que envolve tempo, dinheiro, disposição e muita pesquisa. Para ajudar nesta tarefa, criamos este texto.


Quando os noivos decidem se casar, e resolvem fazer uma cerimônia para marcar a união, começam a fazer contas. São inúmeros os gastos envolvidos. É preciso se planejar com antecedência para juntar os recursos necessários.


O primeiro passo é estabelecer um orçamento que caiba no bolso do casal. Se já houver algum dinheiro guardado, será possível marcar a cerimônia para uma data mais próxima. Caso contrário, há que postergar o casamento até que as economias cubram a maior parte das despesas. Vida nova com dívidas não é recomendável.


Sempre é possível conseguir bons produtos e fornecedores a preços acessíveis. Mas é preciso saber como se livrar de possíveis armadilhas. Uma delas é evitar fornecedores que trabalham com preços abaixo da linha de corte. Será que esta empresa irá sobreviver até a data do seu casamento?

O ideal é iniciar os preparativos dois anos antes. Como todos os valores envolvidos são altos, mais tempo para organizar significa um período maior para pagar as contas. A maioria dos serviços contratados deve ser quitada antes da data do casamento.


Depois de definir o orçamento, os noivos precisam compilar os itens necessários, como convites, listas de convidados e de presentes, alianças, local para recepção, contratação da igreja, do buffet, vestido, fotógrafo, lua de mel etc. Verificar nos órgãos de defesa do consumidor se há queixas fundamentadas contra as empresas antes de contratá-las é essencial para evitar transtornos futuros.

A escolha da data poderá influenciar nos custos, casar em uma sexta ou domingo certamente terão descontos que podem gerar uma economia de até 20%. Meses com baixa procura também se tornam atrativos.

Lembre-se, seu sonho não pode ser colocado nas mãos de pessoas que se venturam no mercado de casamento. Seu tempo e, principalmente, seu dinheiro, é precioso e correr riscos é desnecessários. O barato pode lhe custar caro em pouco tempo. Sempre firme contratos onde os responsáveis pelos serviços os detalhem. Nunca esqueça que seu evento deve começar pelo serviço de Cerimonial.